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Sobre a Apae Itajubá - A História
O projeto de criar a APAE em Itajubá nasceu em 1968, quando a professora Solange Aurora Cavalcanti e a diretora do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Laura Gorgulho, tiveram a idéia de instalar uma escola para portadores de deficiência anexa a um grupo escolar e fundar a APAE, órgão que seria mantido pela comunidade.

A escola começou a funcionar em 03/03/1969, com 47 alunos, mas a inauguração oficial aconteceu em 15/03/1969. A ex-presidente Nair Prado lembra que em 1974 mais de 60 crianças já eram atendidas em tempo integral e seu caráter gratuito e filantrópico fora instituído em seu Estatuto, permitindo-lhe estabelecer os primeiros convênios com a Faculdade de Medicina de Itajubá e com a Sociedade Protetora dos Pobres, em 1975.

No ano de 1981, para equilibrar as despesas surgidas pelas exigências da Legião Brasileira de Assistência (LBA), principal órgão mantenedor da entidade na época, a APAE promoveu eventos através dos quais angariou verbas, como a Tarde de Sobremesa, o Desfile de Modas, Noite do Bingo, Feira  de Artesanato, Feira da Cidade, Feira da Paz, Semana da Pátria e Semana do Excepcional.

Nesse mesmo ano a APAE foi reconhecida como Escola Especial, trabalho idealizado por muitas pessoas interessadas neste  processo educacional como Gilda Moura, Gheisa  Matos e a Sra. Delegada Regional D. Gessy Prado.

No final de 1983, uma reforma do Estatuto incluiu os termos sócios fundadores, beneméritos, colaboradores e obrigatórios, estabelecendo deveres e direitos dos associados.

Em 1987 a APAE foi decretada Escola Estadual de Itajubá – Pré-Escolar e 1º Grau de Educação Especial, a Escola Sol Nascente.

Em março de 1988, visando aumentar o número de sócios, foram abertas contas correntes nas agências bancárias da cidade para recebimento automático das contribuições. A partir  desse ano, também foram realizados jantares beneficentes para contribuir com a autonomia financeira da instituição.

Em 1990 foi registrado em ata o primeiro encontro Sul-Mineiro das APAEs, época em que também nasceram a Feira da Bondade e a Campanha “ Adote um Excepcional ” .  Essa campanha foi realizada na gestão de D. Ambrosina Freitas, época de difíceis recursos. Infelizmente não deu resultado porque não houve muita resposta do município à campanha. Algo digno de registrar dessa época é o trabalho feito por muitos voluntários no Bazar, o que nos rendeu muitos frutos.

Em 1993 foi criada a bandeira da APAE e composto o seu hino. Também foi organizado o colegiado, a fim de assessorar o seu gerenciamento administrativo-financeiro. Nesse momento, a APAE itajubense torna-se sede das Delegacias de APAEs da Região do Vale do Sapucaí, possibilitando o VII Encontro das APAEs do Sul de Minas. Nossa APAE teve uma representante que atuou em duas gestões (1994/1996) como Delegada da Região, a Sra Maria do Rosário Oliveira Machado.

Em 1997, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Alto Sapucaí (Cismas), a APAE ganhou a licitação para prestar os serviços de Exames de Eletroencefalograma (E.E.G.) e Mapeamento Cerebral. Em vista disso, surgiu então a necessidade  de ampliação de suas instalações para mais de 500 m2.

Na época o Deputado Ambrósio Pinto repassou doações que oportunizaram a compra de uma Kombi e de alguns equipamentos da área de fisioterapia.

Graças a Sra. Luiza Azeredo, presidente do Servas na época, foi construído o setor fisioterápico com verbas do Programa de Mobilização de Comunidade ( PMC- Servas), assim como com a participação da comunidade local e da Casa Joka, doando 01 (um) carro para ser rifado para o término da construção.

Gilza Moura Pedrosa foi a 1ª presidente após 1994, que muito colaborou para o crescimento da instituição. Devemos muito a essa grande mulher. A ela nossa homenagem, assim com aos outros presidentes que aqui atuaram, como Dra. Marcia Elizabete, Dra Claudia Rezende Soares, Sra Vera Lúcia de Souza Mouallem. Atualmente Dr. Luciano Fernandes de Paiva vem desempenhando um belo trabalho. Convidada para exercer a função de Diretora Administrativa desde 1994, Maria do Rosário Oliveira Machado assumiu a direção com força total desprendimento e cheia de idéas novas avançou o caminho sempre com persistência e amor as pessoas com deficiência.

Em março de 2011 a APAE comemorou 42 (quarenta e dois) anos, tendo o pioneirismo de ter 47 alunos matriculados em 1969, época de sua fundação, fato que criou estímulo para ampliar o espaço, acolhendo 400 (quatrocentas) pessoas com deficiência.
 
Diretoria da Apae Itajubá - Gestão 2014/2016
Chapa: Desafiando Para Vencer - 2014/2016

Presidente: Claudia Rezende Soares

Vice Presidente: Marcos Severino Ferreira

Presidentes de Honra: Neuza Maria Martins Riera

1º Secretário: João Batista Lara

2º Secretário: Luciana Cristina L. Nascimento

1º Diretor Financeiro: Patrícia de Carvalho Pereira

2º Diretor Financeiro: José Maria Moreira Rennó

Procurador Jurídico: Luciano Fernandes de Paiva

Diretor de Patrimônio: Luiz Galvão Freire

Diretor de Patrimônio: Marcelo Antonio Lorenzo Leal

Diretor de Patrimônio: Maria Dorotéia Siqueira

Diretor Patrimônio: Vera Bawden de Paula Resende

Auto Defensor: Maria Salete da Silva Batista

Auto Defensor: Rafael de Carvalho

Conselho Fiscal: Mario Mendes

Conselho Fiscal: Sara Aparecida Ribeiro Santos Bento

Conselho Fiscal: André Luiz da Costa

Conselho Fiscal: Lucila Furlani Januzelli / José Carlos Januzelli

Conselho Fiscal: Evelyn Edivani Lopes

Conselho de Administração: José Rocha dos Santos

Conselho de Administração: Ana Lucia da Silva Oliveira

Conselho de Administração: Adriana Aparecida Xavier Paulo

Conselho de Administração: Luiz Silva Carneiro

Conselho de Administração: Milton Costa Junior

Conselho de Administração: Américo Luiz de Oliveira Rezende

Diretor Social: Aline Xavier Goulart

Diretor Social: Lucia Helena dos Santos Araújo

Diretor Social: Raquel Fuly da Silva

Diretor Social: Maria Tereza Baganha de Azevedo Junqueira

Diretor Social: Patrícia Rangel da Silva Mesquita

Diretor Social: Maria Aparecida Antunes Guimarães

Diretor Social: Maria Marta Marques Mancilha

1º Conselheiro Consultivo: Gilza Moura Pedrosa

2º Conselheiro Consultivo: Márcia Elizabeth Gonçalves Correia  Nogueira

3º Conselheiro Consultivo: Vera Lucia de Souza Mouallem
 
 
 
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